sexta-feira, 30 de abril de 2010

Resenha do Filme "Fúria de Titãs"

 Fúria de Titãs
Um filme épico, onde coragem, imaginação e bravura são as armas mais eficientes de um guerreiro. De caráter simples, o longa-metragem nos conduz a uma era de mitos e lendas em que deuses e humanos relacionam-se. No elenco principal estão: Harry Hamlin (Perseu), Judi Bowker (Andrômeda), Laurence Olivier (Zeus), Claire Bloom (Hera), Maggie Smith (Tétis).

  Lançado em 1981, o filme Fúria de Titãs narra as aventuras de Perseu, príncipe de Argos, fruto de uma relação extraconjugal entre Zeus e a princesa mortal, Danae. Ambientado na Grécia antiga, a história traz personagens clássicos da mitologia grega, como os deuses Zeus, Hera, Afrodite, Atena, Tétis,Poseidon, entre outros, que residem no Monte Olimpo e interferem diretamente na vida de seus servos.
  Após escapar da morte prematura graças a Zeus, Perseu cresce forte e saudável na remota ilha de Sérifo. Este aparente sossego é rompido,porém, quando Hera resolve punir o jovem príncipe em retaliação ao castigo aplicado por Zeus à Cálibos, servo da deusa. Perseu é, então, transportado milagrosamente à Jopa enquanto dorme tranquilamente.
  Munido de objetos divinos, concedidos em nome de seu pai, Perseu resolve dar início à reconstrução do seu reino em Jopa e, dessa forma, conhece a história da bela princesa Andrômeda e da terrível maldição que a mantém aprisionada ao agora abominável Cálibos. O jovem apaixona-se à primeira vista pela princesa e decide arriscar a própria vida para desposá-la. Após libertá-la da maldição que a ligava à Cálibos, o herói precisa novamente aventurar-se para desfazer uma nova punição, desta vez aplicada por Tétis, que exigia o sacrifício de Andrômeda ao titã Kraken.
  Com o apoio de alguns amigos, do último cavalo alado, Pégaso, e de uma coruja de metal, feita pelos deuses, Perseu parte em sua aventura à procura do único objeto que poderia destruir o Kraken e quebrar a maldição de Tétis: a cabeça da temida Medusa, cujo olhar pretificava a qualquer um que ousasse encará-lo.
  Embora a mitologia grega não possa explicar cientificamente os fenômenos naturais, esta traz consigo informações valiosas para o entendimento da cultura e hábitos dos gregos na antiguidade, constituindo, assim, uma excelente fonte histórica. Ao longo do filme, pode-se observar a "humanização" dos deuses que se assemelham física e emocionalmente aos seus servos. Nesse contexto, percebe-se que as divindades mitológicas gregas eram figuras de vontades e caprichos absolutamente humanos. Esta afirmação é comprovada na fala do poeta e dramaturgo fictício, Amon ("Os deuses do Olimpo são misteriosos; e seus motivos, erráticos"), e nos próprios atos desses deuses. De acordo com essa premissa, percebemos vários sentimentos tipicamente humanos nestes seres fantásticos: os deuses do Olimpo sentem ira, amor, ciúmes, orgulho, desejo sexual, etc.
  Outro aspecto importante é a relação da interferência direta que esses seres míticos exercem na vida de seu povo. Hera conseguiu transportar Perseu milagrosamente a um território desconhecido sem que este pudesse reagir, Cálibos foi transformado em monstro por Zeus, os deuses conversavam diretamente com seus súditos, entre outros exemplos. Os gregos da antiguidade atribuiam as suas vitórias e derrotas às ações de seus representantes divinos e o filme explicita bem essa crença. A destruição do reino de Argos exemplifica não somente essa intervenção dos deuses como também a personificação dos seus sentimentos, visto que essa catástrofe foi motivada pela raiva de Zeus. Muitos pensadores da época concordavam com esta idéia de manipulação divina. Entre eles descatam-se Anaxágoras, que acreditava na existência de uma força sobrenatural responsável por mover o mundo, e Demócrito de Abdera,  que acreditava que os pensamentos, atos e acontecimentos na vida dos humanos eram determinados por agentes externos. Durante o filme, nota-se que os seres humanos são representados como bonecos de argila nas mãos dos deuses e estão sujeitos à "remodelagem" que estes desejarem.
  O filme também apresenta, indiretamente, conceitos da época como a crença na existência de uma alma imortal, distinta do corpo, que no filme representa o aprisionamento da princesa Andrômeda à Cálibos. Este preceito era sustentado por Pitágoras que também acreditava na existência de um ser detentor de poder supremo, responsável pelo controle e orientação do universo. Outro conceito retratado pelo filme, diz respeito à existência de um destino, como se a vida das pessoas já estivesse previamente escrita. No filme esta idéia é bem representada na figura de Perseu que acredita ser seu destino unir-se à princesa Andrômeda em matrimônio.
  Há também uma idéia esteriotipada das figuras humanas: Perseu é um jovem bonito e destemido, pronto a arriscar a vida em nome de um amor; Andrômeda representa a "mocinha" frágil e desditosa, cuja beleza encanta a todos; Cálibos é o amargurado e cruel carrasco de Andrômeda, capaz de atos pérfidos para mantê-la cativa. Essas características, tão presentes nos modelos cinematográficos atuais, reforçam a idéia de valorização da luta e do desafio como forma de conquistar objetivos. Heráclito, um pensador grego da época, considerava a guerra como mãe e rainha de todas as coisas, o que reforça a afirmativa anterior.
  Todas essas informações, presentes no filme, demonstram a importância que a mitologia tinha para os gregos àquela época, visto que essas histórias transmitidas de geração em geração era uma forma de tentar responder às infindáveis questões humanas num tempo em que não havia estudos científicos para tal função. Essas crenças só começaram a ser questionadas a paritr do surgimento dos primeiros filósofos que, insatisfeitos com as explicações mitológicas, passaram a buscar respostas racionais para as suas dúvidas.
  Embora o filme Fúria de Titãs não seja um clássico cinematográfico e apresente efeitos especiais ultrapassados, sua análise crítica pode oferecer muitas informações a respeito dessa parte da história grega e do modelo comportamental e psicológico da época, sendo uma ótima opção de entretenimento para adultos e crianças.