quarta-feira, 24 de março de 2010

Texto : Linguagem e Comunicação - Filme O Terminal

          INTERAGIR É NECESSÁRIO


  O filme "O Terminal", que tem como protagonista Tom Hanks atuando como Vicktor, trata sobre um estrangeiro que desembarca nos Estados Unidos quando seu país de origem "Krakozhia" sofre um golpe de estado e seu passaporte fica inválido.

Sua primeira tentativa de comunicação foi com o diretor do aeroporto Sr. Frank Dixon. Vicktor, por não dominar o código linguístico do lugar, limitava-se a pronunciar frases prontas, decoradas e anotadas em um guia de viagens, não havendo assim êxito no diálogo.

Posteriormente, foram dados a Vicktor objetos voltados para a comunicação como um bip, vales refeição e um cartão telefônico, porém não foram utilizados de imediato porque este não sabia do que se tratava. Enquanto não se encontrava a solução para o problema de Vickor, ele permaneceu morando no aeroporto por meses, sempre na tentativa de aceitarem a sua entrada no EUA.

Percebeu o quanto estava isolado do mundo ao ouvir o hino da Krakozhia e ver o seu país em destruição total e queria saber o que estava acontecendo, mas a legenda apontada no jornal não permitia que entendesse do que se tratava, porque estava escrito numa língua que não dominava.

A falta de domínio do codigo linguistico local
impossibilita a compreensão da notícia,
o que deixa o personagem muito abalado.

Incomodado com a situação, compra dois livros iguais em línguas diferentes e começa a se familiarizar com o código linguístico local. O aeroporto por sua vez é muito bem sinalizado, mas mesmo assim Vicktor se atrapalha com algumas placas, entra no banheiro feminino ao invés do masculino. Numa das tentativas frustradas de adentrar nos EUA, mas desta vez induzido, ele ouve o som e visualiza uma câmera de filmagem se movimentar cada vez que ele também se movimentava, o que o faz desistir de sair do aeroporto.

Com duas revistas idênticas em idiomas
diferentes (Inglês e búlgaro), Vicktor tenta
 aprender o código linguistico dos E.U.A.
 
A linguagem mais comum no filme é a não verbal. Com a presença de gestos, cores, desenhos, mímicas, sinais luminosos e sonoros, assim como os formulários, cada um de uma cor conforme a solicitação desejada, selos de autorização, faixas no chão para a orientação da fila.
 
O maior momento do filme aconteceu quando Vicktor foi ser intérprete de um passageiro retido no aeroporto por portar remédios sem nota fiscal, alegando que seria para o bode, quando na verdade se tratava de remédios para o pai que não estava bem. Ao intermediar o conflito, pois só ele dominava o código, saiu-se muito bem, obtendo sucesso na tradução e na administração do problema.
 
Observa-se que o filme "O Terminal" é ríquissimo em detalhes e situações de comunicação, pois em todos os momentos aborda-se a linguagem de uma forma diferente e criativa. Por fim, Vicktor Narvorski sai do aeroporto, adentra nos Estados Unidos, encaminha-se ao restaurante onde um cartaz do músico de jazz e ouve uma bela melodia. Feliz, finalmente realiza o sonho de seu pai.   


 Um exemplo de sinalização muito presente no filme:
 placas de aviso, alertavam aos passageiros sobre
o risco de queda, devido ao piso molhado.


Segue, abaixo, um link para visualização do trailler do filme O terminal, audio em inglês, sem legenda.
  http://www.youtube.com/watchv=Xm1xrJD5aW8&feature=PlayList&p=7EF20A57FA2659B9&playnext=1&playnext_from=PL&index=39 
            

6 comentários:

  1. Psico em foco, muito belo o trabalho de vocês, também estou com o trabalho de psicologia online, ajudar aqueles que não procura um profissional como agente, então temos que invadir o mundo virtual e ajudar o nosso próximo.

    Psico online.

    ResponderExcluir
  2. Olá,companheiro(a) de jornada!

    Nós, do Psicologia em Foco, agradecemos muito o seu comentário motivador.
    É muito bom poder compartilhar as nossas produções acadêmicas com outras pessoas e essa atividade, com certeza, só tem a nos acrescentar.
    Seja sempre benvinda!

    ResponderExcluir
  3. Confesso que tinha assistido o filme,mas não tinha prestado atenção em tantos detalhes que a psicologia esclarece,parabéns pela iniciativa :)

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo comentário. Esperamos você por aqui!

    Att,

    Psicoemfoco

    ResponderExcluir
  5. MUITO BELO O TRABALHO DE VOCÊS,PARABÉNS E MUTIO XUCESSO.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela crítica tão positiva!
    Seja sempre benvinda(o)!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta ai!