segunda-feira, 31 de maio de 2010

História da Psicologia no Brasil e especificamente na Bahia

A Psicologia no Brasil é a história do pensamento sobre a consciência, o inconsciente, e o comportamento humano uma preocupação com os determinantes da racionalidade, da irracionalidade e da ação. Historicamente, temos uma psicologia aliada à filosofia para entender os processos da razão, pensamento, sentimento e percepção. Temos uma psicologia de expressões artísticas, literárias e existenciais para entender a irracionalidade e a criatividade. E, temos também uma psicologia da fisiologia para entender o comportamento enquanto função da ação do sistema nervoso. Nos hospitais psiquiátricos, nas escolas e na administração pública havia a necessidade de levar professores a se tornarem psicometristas, estimulados por médicos que não tinham tempo para se dedicar ao trabalhado sistemático de avaliação diagnóstica com base nos testes psicológicos, esses médicos já estavam assumindo a função de psicólogo.
Na Bahia temos a UFBA uma grande escola de psicologia criada em 1961, mas apenas em 1969 inauguro-se a sua primeira turma com um pouco mais de 40 anos de sua criação o curso sofreu mudanças desde sua estrutura curricular.
Desde lá acompanhando as novas conquistas dessa jovem ciência que é a Psicologia, o curso se modernizou e ampliou suas estruturas com sua fortalecida pós graduação em lato senso. Este curso na UFBA é referência na comunidade pela sua excelente qualidade, além dos seus serviços prestados para a população como os atendimentos clínicos do serviço de Psicologia. Atualmente, o curso passa por novas etapas, já sendo aprovada a criação do Instituto de Psicologia, assim ganhando mais autonomia reconhecimento e desenvolvimento em ensino, pesquisa e extensão tais como, a iniciação cientifica que representa uma oportunidade para o aluno de graduação a inseri-se no ambiente de pesquisa acadêmica, sendo que o principal objetivo é promover a formação de futuros pesquisadores de ética,trabalhando,capacitando,desenvolvendo e transformando a sociedade.
A globalização desses novos tempos é preciso ter cuidado com aqueles que comentem atrocidades em “nome da ciência” e que o próprio psicólogo ao constituir sujeitos como objetos de suas práticas não venha a participar, involuntariamente, de formas de dominação.
Referencias:

1. FURTADO, O; BOCK, A.M. e TEIXEIRA, M.L. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia.13. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2002.
2. História da psicologia no Brasil. Disponível em: http://www.psi.ufba.br/apresentacao.html Acesso em: 29/mai/2010

6 comentários:

  1. Gostamos do post sim, todas as postagens correspondem ao título apresentado no blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi, o blog de vocês é muito bom! Adorei tudo, principalmente as resenhas. :g

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto! Leve e de facil compreensao!
    Ate um leigo como eu nao se perdeu!
    Bom trabalho!
    Agora... Onde fica a saida mesmo ? :h

    ResponderExcluir
  4. Obrigada a todos pelos comentários!
    Tyr, valeu mesmo pela força! Bjiin
    :a

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta ai!