segunda-feira, 31 de maio de 2010

Relatório Estatistico sobre a eficácia dos principais métodos de tratamento psicológico da atualidade

O Movimento Antimanicomial , também conhecido como Luta Antimanicomial, se refere a um processo de transformação dos Serviços Psiquiátricos, derivado de uma série de eventos políticos nacionais e internacionais.  Como processo decorrente deste movimento, temos a Reforma Psiquiátrica, definida pela Lei 10216 de 2001 (Lei Paulo Delgado) como diretriz de reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, transferido o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar, para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos.

Com base neste tema foi feita uma Pesquisa com trabalhadores de diversas unidades do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da Bahia, para ver qual dos tratamentos administrados pela entidade é o mais eficaz entre os pacientes de faixa etária entre 20 e 70 anos.

                                           Clique nas imagens para ampliá-las.





Tendo em vista os resultados para a forma de tratamento aplicada nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), estatisticamente pode-se observar que de 2006 até a atualidade(2010) o Tratamento Psicológico Ambulatorial obteve um maior êxito.

Segundo dados da pesquisa, neste tratamento (Ambulatorial) houve uma Média de 55,8 pacientes recuperados, na qual se obteve também a maior Moda, (63,81) e o maior Desvio Padrão, (5,63). Enquanto no Intensivo a Média foi de 52,8; sua Moda 63,1 e menor variabilidade em relação aos outros métodos, sendo esse o procedimento mais regular em relação à média. No Semi-Intensivo houve uma Média de 55 pacientes recuperados, com a Moda igual á 61,3; percebendo que esse seria um tratamento intermediário.

Isso nos faz perceber que a melhor forma de cuidar destes pacientes é auxiliando na reintegração destes em seus meios sociais sem deixá-los isolados ou totalmente afastados de familiares e amigos, já que estes também são essenciais para sua recuperação.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do post? Então comenta ai!

:a  :b  :c  :d  :e  :f  :g  :h  :i  :j  :k  :l  :m  :n  :o  :p